O impacto das reportagens jornalísticas nas políticas públicas

14/11/2014 21:02
Cartaz Solano 3O jornalista e professor da Universidade de Brasília, Solano Nascimento, profere palestra sobre “O impacto de reportagens jornalísticas na mudança de políticas públicas”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, no dia 26 de novembro, 9 horas, na sala Hassis do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (térreo do prédio B do CCE). A entrada é gratuita, com direito a certificado.
Atualmente em estudos de pós-doutorado junto ao POSJOR/UFSC, Solano Nascimento é autor do livro “Os novos escribas – o fenômeno do jornalismo sobre investigações no Brasil” – resultado de sua tese de doutorado – ,  que  em 2010 recebeu o prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa.  Mestre em história ibero-americana pela PUCRS e Doutor em Comunicação pela UnB, trabalhou para os jornaisFolha de S. PauloCorreio Braziliense e Zero Hora e para as revistas Veja e Época.
Na palestra, Solano Nascimento apresenta estudos sobre o papel da mídia na deliberação pública, analisando o impacto de reportagens jornalísticas em processos de mudanças de políticas públicas. Os estudos, conforme o jornalista e professor, mostram que as reportagens tiveram impacto direto nas mudanças e comprovam a ideia de um sistema circular e/ou de retroalimentação, no qual grupos de pressão influenciam na elaboração de uma pauta jornalística e depois se beneficiam de suas consequências.